Pesquisar

sexta-feira, 3 de junho de 2011

OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE: O CÓDIGO DE HAMURÁBI

Uma das coisas mais notáveis da civilização babilônica foi a criação do código de hamurábi. O código era uma lista de leis que determinavam como deveriam viver os habitantes do reino. A principal idéia do código de hamurábi era a do "olho por olho, dente por dente". Para  você enteder melhor o que isso significava: se um nobre brigasse com outro nobre e furasse o olho do adversário, cegando-o, a lei dizia que ele deveria ter seu olho furado também. Se um arquiteto construísse uma casa e ela caisse, matando o filho do morador, o castigo seria a pena de morte para o filho do arquiteto.
Mas essas leis só valiam para as pessoas do mesmo grupo social. se fosse em relação a um grupo social inferior, a pena seria branda. Por exemplo, se um nobre cegasse um camponês ou um escravo, seu castigo seria apenas o pagamento de uma multa.
Leis rigorosas, não é mesmo? algumas leis pareciam mais justas. por exemplo, se um homem construísse mal um canal e inundasse as terras do vizinho, deveria pagar pela colheita destuída pelo alagamento.                                                                                                            
 
nesta pedra negra (basalto) está escrito o famosso código de hamurábi.
ela mostra uma deusa entregando as tábuas da lei para o rei babilônio.

por: jamile pereira da silva

Um comentário: