Pesquisar

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A BABILÔNIA

     A babilônia era uma grande cidade-estado localizada perto do encontro entre o tigre e o Eufrates. Por ela passavam muitos mercadores carregando produtos do oriente para o ocidente. Esses comerciantes ajudaram a enriquecer a babilônia.
O rei mais importante da babilônia foi Hamurábi. Por volta de 2000 a. C., por intermédio da guerra, ele comandou a conquista das cidades sumérias. Essas cidades passaram a ser governadas por homens de confiança de Hamurábi. Todas pagavam impostos para a babilônia, que se tornou a cidade mais importante da mesopotâmia.
A maior parte das terras pertencia ao estado e à nobreza. Os camponeses que viviam nelas pagavam impostos em produtos ao rei e aos nobres.
Comunidades aldeãs (grupos de famílias que viviam juntas e trabalhavam numa aldeia rural) e camponeses também podiam ter terras. Mas pagavam tributos ao rei. Além disso, em certas épocas deviam trabalhar de graça nas terras do estado.
Os escravos não eram muito numerosos. A maioria era mulheres, utilizadas nos serviços domésticos (limpeza, cozinha, tecelagem).

O código de Hamurabi era um conjunto de leis criadas pelo rei e que estabeleciam o domínio da nobreza na sociedade babilônica.
A mesopotâmia era uma região atravessada por muitos povos guerreiros. Por isso, nenhuma civilização durava muito tempo. A babilônia também acabaria sendo destruída por invasões de outros povos, como os cassitas e os hititas.

  POR: JAMILE PEREIRA DA SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário