Pesquisar

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Jonathas Alves

                                            civilização fenícia

Os fenícios eram povos de origem semita que habitavam uma estreita faixa de terra localizada entre as montanhas do Líbano e o mar Mediterrâneo. Devido ao fato de habitarem uma região montanhosa, o que dificulta o desenvolvimento da agricultura, souberam utilizar a posição geográfica favorável que possuíam, fazendo do comércio marítimo sua principal atividade econômica.
A civilização fenícia não possuía uma hegemonia política; cada Cidade-Estado era independente militar e economicamente, chegando até mesmo a disputar rotas comerciais umas com as outras. O comércio marítimo fez com que os fenícios se tornassem os maiores navegadores da Antiguidade, tendo contato com cidades gregas e egípcias, além de tribos litorâneas da África e da península Ibérica.
Em virtude da necessidade de facilitar as trocas comerciais, esses povos desenvolveram o primeiro alfabeto fonético da história, composto por 22 letras. O alfabeto foi o principal legado deixado pelos fenícios, visto que o mesmo serviu para a criação do alfabeto grego e latino, usado pelo mundo ocidental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário