Pesquisar

sexta-feira, 3 de junho de 2011

A criação , segundo os babilônios


Os babilônios acreditavam que o início da criação do universo a partir dos dois primeiros deuses : Apsu , que representava as águas abaixo da terra , e Tiamat que era a personificação do mar . Esses deuses estavam confundidos em um só e originaram quatro gerações de outros deuses : Lahmu , Lahamu , Anshar e Kishar . Estes últimos criaram Anu , o deus do céu, e Ea que era o deus da sabedoria . Mas , esses deuses se tornaram muito barulhentos , revoltando Apsu que tenta matá-los. Ea se antecipa e mata Apsu. Essa ação perturba Tiamat que, enraivada, cria uma tropa de monstros assustadores . Ela criou uma serpente com chifres, um dragão , um herói , um demônio , um cão furioso , um homem-escorpião , um homem-peixe e um homem-louro .

O principal entre os seus monstros é Quingu, a quem ela confere a liderança de seu exército. A deusa o coloca em um trono e lhe entrega a Tábua dos Destinos. Enquanto isso os deuses estão discutindo como poderão derrotar Tiamat e seus monstros. Esse é o momento da entrada de Marduk , que prometeu enfrentar Tiamat , com a condição de que lhe fosse concedido o poder de deus supremo . Os deuses da assembléia acataram a condição de Marduk e o prepararam para a guerra. Marduk parte à procura de Tiamat mas, ao encontrá-la , seus guerreiros recuam e ele não consegue decidir o que fazer.Tiamat ri com desprezo e a coragem de Marduk retorna. Desafia, então, Tiamat para um combate entre os dois .

Face a face eles vieram com a prudência dos deuses. Entraram em combate, se aproximando para a batalha. Marduk atirou uma flecha que perfurou a barriga de Tiamat, Dividiu-a ao meio e também fendeu seu coração , derrotando-a e extinguindo sua vida. Atirou o corpo de Tiamat por terra e postou-se sobre seu corpo .


Os deuses que formavam parte do terrível exército de Tiamat entraram em pânico e tentaram fugir, mas foram capturado por Marduk e colocados na sua rede, onde curvaram-se de vergonha . Em seguida, Marduk cortou Tiamat pela metade " como um peixe que seria posto para secar"; * com metade de Tiamat, Marduk criou o firmamento do céu e com a outra metade, construiu a terra que mantém afastadas as águas subterrâneas . Sobre essa terra construiu o grande templo , onde fundou centros de culto para Anu, Enlil e Ea. A seguir, Marduk continua a organização de todo o universo : dando nomes aos meses do ano, dedicando a cada um deles três estrelas, montando locais para os grandes deuses, fazendo aparecer a lua crescente e denominando-a como a " jóia da noite para marcar o final dos dias ". * Da saliva de Tiamat, fez nuvens, ventos e a chuva; de seu veneno, criou um nevoeiro e com os seus olhos, abriu os rios Tigre e Eufrates.


03/06/2011


Tiamat



Marduk - deus da Babilônia





- Esta citação está presente no '' Poema de Criação '' , feito pelos babilônios para explicar como tudo começou . Assim como os gregos , os babilônios desenvolvem personagens próprios e conflitos autênticos .
- Destaquei duas partes , as quais me chamaram mais a atenção : " Marduk parte à procura de Tiamat mas, ao encontrá-la , seus guerreiros recuam e ele não consegue decidir o que fazer ." " Tiamat ri com desprezo e a coragem de Marduk retorna. Desafia, então, Tiamat para um combate entre os dois . "
Nesta primeira , podemos perceber o uso de uma linguagem bastante usada em mitos para promover a tensão do leitor .
Na segunda é a parte mais intensa do conflito , o clímax .


* , representa citações retiradas e não modificadas , do '' Poema de Criação Babilônico ''.






Por : Iago Azevedo

Um comentário: