Pesquisar

quinta-feira, 16 de junho de 2011

A Idade dos Metais

Armas e ferramentas criadas durante a Idade dos Metais. 
A Idade dos Metais é o último período da Pré-História. Tal fase compreende os dois últimos milênios antes do surgimento da escrita, em 3.500 a.C., e é majoritariamente caracterizada pela substituição das ferramentas de pedra ferramentas de metal. O primeiro metal utilizado foi o cobre; posteriormente, através da mistura do cobre e do estanho, o homem obteve o bronze, utilizado para fazer armas mais poderosas; finalmente, passou a utilizar o ferro em 1500 a.C.

O uso dos metais representou um grande avanço para o homem daquela época. As novas e mais eficientes ferramentas permitiram o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais.

Com essa melhora, o homem começou a se deparar com o excedente, ou seja, uma quantidade de alimentos que era produzida além de sua necessidade. Foi a partir daí que se iniciaram as primeiras disputas entre os homens, para ver quem ficaria com esses excedentes.

Os indivíduos vencedores dessas disputas passaram a impor seu domínio para com os outros, nascendo assim, a propriedade privada e a desigualdade social. Neste momento também, surgia a necessidade de um agente regulador das relações entre os homens e que garantisse a propriedade privada: o Estado. 

Por: Juliana Machado Rocha


Um comentário:

  1. achei interessante esse site para pesquisas de historia.tem como pesquisarsobre paleolitico e neolitico?

    ResponderExcluir