Pesquisar

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Curiosidades do antigo Egito

O Egito antigo  foi uma das mais fascinantes civilizações que já existiu e também a mais misteriosa e com mais conhecimentos.

10 curiosidades.
-Os Faraós não podiam tirar o “nemes” (coroa ou toucado), para que ninguém visse seus cabelos.
-Pepi II do Egito, passava mel nos corpos dos escravos para atrair as moscas e afastar de perto dele.
-No Egito todos usavam maquiagem. Os egípcios acreditavam que, com a maquiagem teriam o poder da cura.
-O antigo povo do Egito usava Pães para curar infecções.
-A vestimenta na época era diferente. As mulheres usavam vestidos, os homens saias, e as crianças não precisavam usar roupa até a adolescência, por causa do calor muito intenso.
-Até hoje há um mistério sobre a destruição do nariz da esfinge. Dizem as lendas que o nariz foi retirado por causa de balas de canhão da artilharia de Napoleão Bonaparte.
-As mulheres do Egito tinham igualdade legal e econômica com os homens, mas não tinham igualdade social.
-Os egípcios acreditavam que quando os corpos eram mumificados a parte interna teria que ser removido pelo nariz. Cada parte retirada tinha um jarro específico. Apenas o coração permanecia, pois os egípcios acreditavam que ele era a casa da alma.
-Os ricos usavam perucas e já os mais pobres tinham que usar cabelos longos que eram amarrados como rabo de porco. Os meninos egípcios até os doze anos tinham que raspar a cabeça sempre, para que ficassem protegidos de piolhos e pulgas.
-No Egito antigo quem matasse um gato era condenado a morte. Os felinos eram venerados como caçadores e foram divinizados como uma encarnação da deusa Bastet.


Jonathas Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário