Pesquisar

sábado, 4 de junho de 2011

Povoação da Terra.

1. Introdução
Ao considerar a história do homem, o ponto de início pode ser o episódio de grande extinção 65 milhões de anos atrás, denominada transição K-T (cretáceo-terciário), no qual os dinossauros foram extintos, deixando nichos livres para mamíferos prosperarem. Os primeiros mamíferos surgiram durante o período Triássico, de 230 a 185 milhões de anos atrás, mas o mundo animal estava sob domínio dos dinossauros e os mamíferos permaneceram bem limitados no tamanho físico e na diversidade. Antes da transição K-T o número de famílias reconhecidas de mamíferos era somente 15 e cinco delas foram extintas na transição. Durante os próximos 10 milhões de anos o número de famílias aumentou de 10 para 78 e até 45 milhões de anos atrás todos os grupos principais de mamíferos existentes hoje já se desenvolveram basicamente [1]. Atualmente há cerca de 4260 espécies de mamíferos.
Dentro da classe mamífera o gênero homo pertence à ordem primata que inclui 11 famílias cobrindo gêneros e espécies como lêmures, macacos, chimpanzés e gorila. Atualmente a família pongidae inclui quatro gêneros: pongo (orangotango, 1 espécie), pan (chimpanzé, 2 espécies), gorila (gorila, 1 espécie) e homo (homem, 1 espécie) [2]. O homem atual, espécie homo sapiens, é o resultado da evolução dos mamíferos e primatas ao longo dos milhões de anos. Os primeiros primatas provavelmente desenvolveram-se até 60 milhões de anos atrás e eram animais similares aos esquilos de hoje [3]. Macacos evoluíram cerca de 35 milhões de anos atrás: vários gêneros foram identificados em fósseis. O grupo de primatas mais próximos ao homem, como gorila e chimpanzés, denominado apes, evoluiu dos macacos na época mioceno, de 23 a 5 milhões de anos atrás e no final desta época, entre 5 e 7 milhões de anos atrás, a linha de hominídeos ancestrais do homo sapiens separou se dos outros apes africanos [4]. (Há variações na divisão de épocas geológicas e na classificação de animais entre referências, por exemplo Ref. [5] e as citadas acima.)
Os conhecimentos e as controvérsias atuais sobre a evolução humana estão sumariados numa série de artigos na revista National Geographic [4, 6-12]. Aparentemente há muitas incertezas e continuam intensas pesquisas mas estudos dos fósseis mostram o seguinte. Cerca de 2,5 milhões de anos atrás surgiu o gênero homo e foram descobertos fósseis de diversas espécies que apareceram desde então antes da evolução do homem atual entre 100 e 200 mil anos atrás: como homo habilis, homo rudolfensis, homo ergaster, homo erectus, e homo sapiens arcaico como neandertal. Com consenso da maioria dos cientistas da área é considerado que as espécies do gênero homo surgiram e evoluíram na África e migraram aos outros continentes. Fósseis indicam que até 1,8 milhões de anos atrás hominídeos ocupavam diversas regiões do continente Eurásia. Há cientistas que acreditam que hominídeos evoluíram em diversos locais independentemente. Todas as espécies homo, exceto a espécie homo sapiens, foram extintas dezenas ou centenas de milhares de anos atrás, sendo a última a neandertal, extinta cerca de 30 mil anos atrás. A vida destas espécies era basicamente de caça e colheita, como dos apes de hoje, mas indicações de habilidades de organização social, uso de ferramentas e vida espiritual foram encontradas em pesquisas arqueológicas, como caça de grandes animais com lanças de madeira 400.000 anos atrás e pinturas nas paredes de cavernas e rochas [8]. As características normalmente associadas com a civilização, como comunidade urbana, organização política, grandes arquiteturas, monumentos, rituais religiosos e a escrita, desenvolveram se lentamente. As primeiras civilizações surgiram-se 5 a 6 mil anos atrás na mesopotâmia no Oriente Médio e em outros locais.
O surgimento e a evolução da civilização vêm sendo esclarecidos pela ciência, principalmente arqueologia, e estão descritos em diversas páginas da Internet, além dos meios mais tradicionais como livros e revistas. As impressões mais marcantes ao ler estas páginas são de que a história humana é repleta de conflitos desde os tempos das primeiras civilizações, certamente antes delas também, e que muitos dos conflitos, envolvendo mortes e misérias em grandes escalas, são tratados como acontecimentos contribuintes ao desenvolvimento da humanidade.
Nesta página são sumariados a evolução da civilização, a povoação humana da Terra e os conflitos e sofrimentos que fazem parte constante da história humana.
2. Expansão da povoação
Espécies do gênero homo ocupavam o continente Eurásia há mais de um milhão de anos atrás. A espécie homo sapiens evoluiu entre 100 e 200 mil anos atrás na África e migrou para o continente Eurásia, chegando à Austrália cerca de 60.000 anos atrás. A data e o modo de chegada às Américas estão sendo discutidos entre cientistas. A arqueologia mostra que as Américas estavam ocupadas 18.000 anos atrás, no final da última era de geleira quando o nível do mar era cerca de 125 m mais baixo do que o atual. O modo estipulado como mais provável desta migração é pela terra que existia entre a Sibéria e o Alaska 
3. Primeiras civilizações
Os ancestrais do homem continuaram a sua existência baseada na caça, colheita e pesca durante centenas de milhares de anos, vivendo em pequenos bandos, abrigados em cavernas, e explorando e povoando o mundo em volta. A formação de comunidades maiores em locais fixos precisava do desenvolvimento da agricultura, que ocorreu em torno de 9.000 aC na Mesopotâmia, uma região em volta dos rios Tigre e Eufrates no Oriente Médio, com terras formadas por sedimentos férteis trazidos pelos dois rios, com abundante água que vêm das neves nas montanhas em volta. Diversas comunidades surgiram e a primeira civilização reconhecida pela ciência de hoje desenvolveu-se na Suméria, região baixa dos rios. A arqueologia reconhece várias cidades datadas de 3100 aC [18, 21]. A civilização surgiu em outras regiões do mundo também, como Egito, Creta (uma ilha na Grécia), China, e Vale do Indo (atual Paquistão e parte oeste da Índia). No Egito a primeira dinastia foi estabelecida até 3100 aC [22]. No Vale do Indo e em Creta houve civilizações urbanas até 2500 aC e na China a primeira dinastia, Shang, foi estabelecida até 1766 aC [23, 24].
A arqueologia mostra que os centros destas civilizações eram cidades fortalecidas, indicando conflitos com outras comunidades em volta. A estratificação social estava bem estabelecida, com classes de poder político e religioso e de diversas profissões, simbolizada por palácios e templos e pelas escritas, algumas das quais ainda não foram decifradas. As cinco civilizações citadas não eram isoladas uma das outras. Houve comércio entre elas, que aumentaram com o tempo. As cidades-estados arqueológicas são símbolos das civilizações históricas mas a existência humana não era limitada a elas. Pelo contrário a maioria do povo vivia fora das cidades, como agricultores e trabalhadores para a construção de monumentos e obras públicas. No Oriente Médio, diversos povos de diferentes origens estavam espalhados em outros locais da região chamada crescente fértil, que se estende do golfo pérsico até o Mar Mediterrâneo: a Ref. [21] lista oito povos somente na região da Mesopotâmia. Em outras regiões do continente houve outros povos que invadiram, conquistaram ou influenciaram as civilizações da Mesopotâmia.

Por:Mylena Souza .

Nenhum comentário:

Postar um comentário