Pesquisar

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A condição da mulher no Islã e a religião





A condição da mulher no Islã
                                     Por:Isis Caroline Almeida Fernandes Santos
                                                                          
 





Como já é do conhecimento geral em todas as culturas existem certas tradições e regras que condicionam a vida das pessoas, principalmente a vida das mulheres. No caso do islamismo, os homens são vistos como superiores as mulheres. Por exemplo, o nascimento de um rapaz é acolhido com mais entusiasmo do que o de uma rapariga (muitas vezes, quando nascem raparigas, são mortas a nascença). Mesmo antes do profeta Muhammad, a mulher era vista como um fardo indesejável, uma fonte de desgraça e humilhação para a família. Eram tratadas como brinquedos nas mãos dos homens e não tinham direito à herança. Com o aparecimento do profeta Muhammad pouco mudou, pois as mulheres continuam a ser mal tratadas e sem liberdade.
Esta Cultura obriga as mulheres a andarem vestidas com um traje que as tapa da cabeça aos pés, este traje é visto como uma proteção feminina.
Concluindo, as mulheres muçulmanas são maltratadas devido à sua cultura, obedecendo a normas, valores, leis, princípios e regras que lhes condicionam a vida.


Existem, infelizmente, um pouco por toda a parte do mundo, mulheres que sofrem discriminação.
Nós vamos falar especialmente das mulheres islâmicas, iremos mencionar vários aspectos evidenciando a injustiça de que estas mulheres são vítimas. No entanto, não há uma resposta simples para a possibilidade de uma futura cooperação com estas mulheres, pois elas vivem com medo e não é nada fácil elas conseguirem sobreviver lutando pelo que realmente têm direito.
Existem inúmeras tradições sociais, psicológicas e económicas que governam o pensamento da maior parte dos muçulmanos e que influenciam particularmente a condição da mulher e o seu papel na sociedade islâmica.

O Islamismo

O Islã ou Islamismo é uma religião monoteísta que surgiu na Península Arábica no século VII, baseada nos ensinamentos religiosos do profeta Maomé e numa escritura sagrada, o Alcorão. Na visão muçulmana, o Islã surgiu desde a criação do homem, sendo Adão o primeiro profeta e o último Maomé.
Duzentos anos após Maomé, o Islã já se tinha difundido em todo o Médio Oriente, no Norte de África, na Península Ibérica, na antiga Pérsia e Índia. O Islã atingiu também a Anatólia, os Bálcãs e a África subsaariana, embora mais tarde.
A mensagem do Islã caracter iza-se pela sua simplicidade: para atingir a salvação basta acreditar num único Deus, pagar dádivas rituais, submeter-se ao jejum anual no mês do Rama dão, rezar cinco vezes por dia e efetuar uma peregrinação à cidade de Meca.

Crenças

O Islã ensina seis crenças principais:
- A crença em Alá, única Deus existente;
- A crença na predestinação: Alá tudo sabe e possui o poder de decidir sobre o destino de cada -pessoa.
- A crença nos Livros Sagrados. O Alcorão é o derradeiro e completo livro sagrado, constituindo os ensinamentos revelados por Alá ao profeta Maomé;
- A crença nos Anjos, seres criados por Alá;
- A crença no dia do Julgamento Final, onde as acções de cada pessoa serão avaliadas.

3 comentários:

  1. acho uma idiotice isso os homens nao sao melhores que as mulheres e nem as mulheres sao melhores que os homens.Gostaria de humilhar todos os homens daquela regiao por serem tao machistas.Se eles pensassem bem antes de sacrificar uma criança por ser garota talvez pensassem que foi uma mulher quem teve o filho homem e o amamentou .

    ResponderExcluir
  2. Você usou de argumentos pessoais, e quando se tende a ensinar alguém sobre o assunto, não se utiliza de algo tão pessoal. Pode até ser que a religião deles seja estranhada por nós, ocidentais, mas isso não nos dá direito de discriminar, de julgar ou de influenciar os que frequentam seu blog ao seu pensamento. Certifique-se do que esteja falando e respeite o desconhecido assim como gostaria de ser respeitado sobre suas convicções.

    ResponderExcluir
  3. Mentira sou brasileira muçulmana. Uso lenço pq eu quero não porque sou obrigada. E outra eu estou gravida e não tem essa de se a minha filha for mulher meu marido vai deixar de ver ela como filha. Meu marido é muito carinhoso comigo, graças a Deus pq sou casada com muçulmano. Pessoal fala muita mentira nunca vi sou a prova viva que sou bem tratada.

    ResponderExcluir