Pesquisar

sábado, 14 de janeiro de 2012

Tiberio e Caio Graco

 No Senado a plebe proletarizada tinha seus tribunos para defender seus interesses. O tribuno Tibério Graco propôs, em 133 a.C., a Lei Agrária, destinada a realizar em Roma a redistribuição de terras inativas (não cultivadas) entre os plebeus desempregados. Com o fim do mandato, o tribuno candidatou-se novamente (o que não era permitido por lei). Cercado no Capitólio por senadores e membros do partido dos nobres, Tibério foi massacrado junto com trezentos partidários.

    A revolta plebéia voltou novamente com Caio Graco, irmão de Tibério, em 123 a.C.. Caio Graco reivindicou melhores condições de vida para a plebe e conseguiu que o senado aprovasse a Lei Frumentária, que distribuía pão à plebe.

    Mas Caio Graco pretendia radicalizar o movimento, conseguindo terras para a plebe. Os cavaleiros impediram sua reeleição como tribuno, impondo sua proposta pela força, o movimento foi reprimido e os principais discípulos de Caio decapitados. Tibério Graco foi assassinado em um tumulto no senado e seu irmão Caio Graco foi perseguido e pediu para que seu escravo o matasse.

    Os irmãos Graco não conseguiram atingir seus objetivos com a liderança do movimento dos plebeus.



Iago Azevedo 

Um comentário: