Pesquisar

sábado, 14 de janeiro de 2012

Os motivos da queda do império romano



A queda do Império Romano foi causada por uma série de problemas internos que fragilizaram o Império e o colocaram à disposição de invasões de outros povos. Apesar de ser uma obviedade, todo Império começa a decair após alcançar o seu apogeu, e com Roma não foi diferente.

A população das cidades caiu por todo império devido ao colapso comercial e industrial. Enquanto o número de cidadãos (homens adultos e livres) durante o Principado em Roma era de 320 mil, em Constantinopla no século V havia apenas oitenta mil cidadãos (25% do número de cidadãos em Roma). Considerando que em Constantinopla existia um número menor de escravos, isso poderia resultar em uma população total cinco vezes menores. Os trabalhadores desempregados se fixaram no campo e tentaram produzir eles mesmos os bens que queriam, desmonetizando a economia e acabando com a divisão de trabalho, ocorrendo uma drástica redução da produtividade da economia.

Esses fenômenos resultaram na criação do primitivo sistema feudal baseado na auto-suficiência de pequenos territórios economicamente independentes.
Com seu sistema econômico destruído, a produção de armas e a manutenção de uma força militar defensiva se tornaram infinanciáveis, o que facilitou enormemente as invasões dos bárbaros.

Por: Mylena Souza

7 comentários:

  1. muito obrigada ajudou muito no meu trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. esse site e uma droga seus filha da pxxx

    ResponderExcluir
  3. o site é muito bom mas sempre existem alguns idiotas criticando....

    ResponderExcluir
  4. queria que explicasse melhor sobre as invasoes dos barbaros.

    ResponderExcluir