Pesquisar

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PARTENON




Esse templo chamado partenon foi dedicado a deusa grega Atena, construído no século V a.C. na acrópole de Atenas, Grécia. Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega. O paternon é um símbolo duradouro da Grécia e da democracia, e é visto como um dos maiores monumentos culturais do mundo. É um templo dórico com elementos arquitetônicos jônicos.
O paternon foi esculpido em marfim e ouro por fídias e seu epíteto parthenos (em grego παρθένος, "virgem") refere-se ao estado virginal e solteiro da Deusa. O Partenon foi construído para substituir um antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.C.. Como muitos templos gregos, servia como tesouraria, onde se guardavam as reservas de moeda e metais preciosos da cidade e também da Liga de Delos, que se tornaria mais tarde o Império ateniense.
O Partenon de Atenas é, basicamente, um templo de estilo dórico, no exterior, com detalhes, ornamentos e algumas colunas de estilo jônico no interior. Localiza-se no ponto mais alto da acrópole de Atenas. Além das colunas externas dóricas, havia colunas dóricas também em volta da estátua cultual. Em volta do cômodo dos fundos, onde era mantido o tesouro da deusa, as colunas eram jônicas. Vários outros "refinamentos" arquitetônicos foram utilizados para que, à distância, o templo oferecesse a perfeita ilusão de simetria e harmônica estabilidade. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário