Pesquisar

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mitologia Grega: Adorações e Crenças

Crenças e observações dos antigos rituais gregos, o primeiro povo ocidental, surgindo por volta de 2000 a.C.. Consiste principalmente de um grupo de relatos e lendas diversas sobre uma variedade de deuses. A Mitologia grega se desenvolveu plenamente por volta de 700 a.C.. Três coleções clássicas de mitos - a Teogonia, pelo poeta Hesíodo, e a Ilíada e Odisséia de Homero - apareceram nesta época. Os deuses gregos eram retratados como semelhantes aos humanos em forma e sentimentos. Ao contrário de antigas religiões, como o Hinduísmo ou o Judaísmo, a mitologia grega não envolvia revelações especiais ou ensinamentos espirituais.
Ela apresenta-se como uma transposição da vida em zonas ideais. Superando o tempo, ainda conserva-se com toda a sua serenidade, equilíbrio e alegria. A religião grega teve uma influência tão duradoura, ampla e incisiva, que vigorou da pré-história ao século IV e muitos dos seus elementos sobreviveram nos Cultos Cristãos e nas tradições locais. Complexo de crenças e práticas que constituíram as relações dos gregos antigos com seus deuses, a religião grega influenciou todo o Mediterrâneo e áreas adjacentes durante mais de um milênio.
Os gregos criaram vários mitos com o objetivo de preservar a memória histórica de seu povo. Assim, tentando buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais, eles criaram uma série de histórias, de origem imaginativa, que eram transmitidas, principalmente, através da literatura oral.
A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Bastava ler os sinais da natureza, para conseguir atingir seus objetivos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.
Portanto, a mitologia grega realçava a fraqueza humana em contraste aos grandes e terríveis poderes da natureza. Os Gregos acreditavam que seus deuses, controlavam todos os aspectos da natureza, e reconheciam que suas vidas eram completamente dependentes da boa vontade deles.
Grande parte destas lendas e mitos chegou até os dias de hoje e são importantes fontes de informações para entendermos a história da civilização da Grécia Antiga. São histórias riquíssimas em dados psicológicos, econômicos, materiais, artísticos,  políticos e culturais.

2 comentários:

  1. É que eu estou fazendo um trabalho de escola e queria saber:como são as crenças gregas atualmente?

    ResponderExcluir