Pesquisar

sábado, 28 de maio de 2011

Lugares Misteriosos O.o

Estarei postando textos sobre os lugares mais misteriosos e repletos de segredos. Fenômenos sem explicações que intrigam o ser humano desde sua existencia. 

  
O Triângulo das Bermudas      O.O


Estamos em alto mar, em um oceano cheio de mistérios, um lugar onde o tempo pode virar de repente e se tornar mortal. O oceano é sempre implacável, mas essas águas são especificamente cruéis e elas guardam muito bem seus segredos.
Muitos tentavam solucionar seus mistérios, todos fracassaram, mas isto está para mudar.
Mais de 5000 pessoas desapareceram sem deixar rastros e ninguém sabe o porquê. Agora pela primeira vez vamos vasculhar o solo oceânico, desmascarar as lendas e enfrentar a ciência convencional para revelar a verdade.


Acredite se quiser: o primeiro registro escrito de estranhos acontecimentos no Triângulo das Bermudas é encontrado no diário de bordo de Cristóvão Colombo. Em uma noite calma no Mar de Sargaço, Colombo e seus homens viram luzes estranhas dançando acima e abaixo da água. Mal sabiam que aquele seria dos fenômenos menos nocivos que aterrorizariam embarcações no Triângulo das Bermudas. Será que o continente perdido da Atlântida tem algo a ver com os navios e aviões perdidos no Triângulo das Bermudas? O que é que amedronta tanto pilotos como marinheiros que atravessam essas águas misteriosas? Dos dias de Colombo até hoje estas e outras estranhas e inexplicáveis anomalias assombram esse triângulo do Oceano Atlântico. Há uma explicação lógica? Podemos desvendar os segredos do Triângulo das Bermudas?

Muitas teorias foram dadas para explicar o extraordinário mistério dos aviões e navios desaparecidos. Extraterrestres, resíduos de cristais da Atlântida, humanos com armas anti-gravidade ou outras tecnologias esquisitas, vórtices da quarta dimensão, estão entre os favoritos dos escritores de fantasias. Campos magnéticos estranhos, flatulências oceânicas (gás metano do fundo do oceano) são os favoritos dos mais técnicos. O tempo (tempestades, furacões, tsunamis, terremotos, ondas, correntes, etc.) azar,  piratas, cargas explosivas, navegantes incompetentes e outras causas naturais e humanas são as favoritas entre os investigadores cépticos.

Alguns cépticos argumentam que os fatos não apoiam a lenda e que não existe mistério a ser solucionado, nada a necessitar de explicação. O numero de naufrágios na zona não é extraordinário, dado o seu tamanho, localização e o tráfego que recebe. Muitos dos navios e aviões que foram identificados como desaparecendo no Triangulo das Bermudas não estavam sequer no Triangulo. Até agora, não foi apresentada nenhuma prova cientifica de qualquer fenômeno invulgar envolvido nos desaparecimentos. Portanto, nenhumas explicações "cientificas", incluindo o metano a soltar-se do fundo do oceano, as perturbações magnéticas, etc., são necessárias. O verdadeiro mistério é como o Triangulo das Bermudas se tornou um mistério.

A lenda acerca do Triângulo das Bermudas começou pouco depois de cinco aviões da Marinha dos Estados Unidos (Missão 19) terem desaparecido em 1945 durante uma violenta tempestade, durante uma missão de treino. Pensou-se que mergulhadores tinham descoberto os aviões junto da costa européia, mas a inspecção dos numeros de série mostrou que se tratava de diferentes aviões. A teoria mais lógica é que os instrumentos do aparelho que comandava a missão falharam (os aviões de treino não estavam equipados com instrumentos de navegação) e o grupo perdeu-se e simplesmente, embora trágicamente, ficaram sem combustível não longe de terra. Nenhuma força misteriosa parece estar envolvida para lá das forças da natureza. Os aviões da Missão 19 podem estar afundados em águas profundas e nunca mais serem encontrados.

Ao longo dos anos, os órgãos de informação tem publicado muitas histórias sobre os "mistérios" do Triângulo das  Bermudas. No seu estudo, Larry Kushe descobriu que poucos fizeram alguma investigação sobre o assunto. Em vez disso, passaram as especulações dos precessores como se passassem o sumo da verdade. Ninguem fez mais para criar o mito das forças misteriosas no Triângulo do que Charles Berlitz (é mesmo o das escolas de linguas). Um dos seus maiores criticos é Larry Kushe que afiança que "Se Berlitz afirmar que um barco é vermelho, a possibilidade de ele ser de outra cor é quase uma certeza." Após examinar mais de 400 páginas oficiais da Marinha dos EUA do relatório sobre o desaparecimento dos aviões em 1945, Kushe concluiu que nada havia de estranho no incidente nem encontrou qualquer menção de alegadas comunicações radio citadas por Berlitz no seu livro. Segundo Kushe, o que não é mal interpretado por Berlitz é inventado. Já agora, Berlitz não inventou o nome. Este foi dado por Vincent Gaddis em "The Deadly Bermuda Triangle", que apareceu em Fevereiro de 1964 na Argosy, uma revista dedicada à ficção.
Em resumo, o mistério do Triangulo das Bermudas é um tipo de reenforço comunal entre autores acriticos e orgãos de comunicação que passam a ideia especulativa de que algo misterioso se passa no Atlantico.

Por: Renata Lobo

2 comentários:

  1. nossa, muito interessante... mas acho que isso deve ser mito... não acredito muito.

    ResponderExcluir
  2. gostei da colocação da esplicação

    ResponderExcluir